Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Livro eletrônico começa a mudar hábitos de leitura

Muitas pessoas que compram livros eletrônicos passam a dedicar mais tempo à leitura, mostram as primeiras pesquisas sobre o assunto, num sinal encorajador para o mercado de livros.

Num estudo com 1.200 donos de leitores de livros eletrônicos nos Estados Unidos, realizado pela Marketing and Research Resources Inc., 40% disseram que passaram a ler mais do que com livros impressos. E 55% dos entrevistados pelo estudo, realizado em maio e financiado pela Sony Corp., que fabrica aparelhos do tipo, acharam que vão usar o aparelho para ler ainda mais livros futuramente. O estudo analisou donos de três aparelhos: o Kindle, da Amazon Inc., o iPad, da Apple Inc., e o Sony Reader.  Cerca de 11 milhões de americanos terão pelo menos um leitor de livro eletrônico até o fim de setembro, calcula a Forrester Research. As vendas de livros eletrônicos nos EUA cresceram 183% no primeiro semestre do ano ante o mesmo período de 2009, segundo a Associação de Editores Americanos.

Pelo menos entre os primeiros a adotá-los, os livros eletrônicos não estão apenas substituindo os antigos hábitos de leitura, mas complementando-os. A Amazon, a varejista on-line que é a maior vendedora de livros eletrônicos, afirma que seus clientes, após comprar um Kindle, adquirem 3,3 vezes mais livros dela — um número que acelerou no último ano à medida que o preço do aparelho baixava.

Desde que comprou seu Kindle, ano passado, Leslie Johnson tem lido mais e em mais lugares — como num caiaque. Numa viagem recente, ela devorou um livro de ficção científica enquanto o marido pescava. "Coloquei uma capa à prova d'água", diz a engenheira de 34 anos, que mora em Albany, no Estado de Nova York.

O escritor de mistério e suspense Michael Connelly diz que deve ter uns 30 livros eletrônicos em seus Kindle, Sony Reader e iPad embora ainda leia livros impressos porque recebe muitas amostras de livros de sua editora. "Nunca vou parar de amar o livro impresso", diz ele. Mas acrescenta: "Estou muito interessado nesse mundo. Os e-books chegaram para ficar." E complementa: "Existe a vantagem de poder carregar várias coisas. Viajo muito — acredite, eu percebo o peso."

Os primeiros livros eletrônicos apareceram nos anos 90 e não atraíram o interesse das pessoas, que tinham de ler as obras no computador ou na telinha do celular. Ao criar o Kindle, Jeff Bezos, diretor-presidente da Amazon, disse que pretendia desenvolver uma tecnologia que incentivasse leituras longas, em vez de pequenos trechos.

Pessoas que usam e-books também dizem que 52% de seus livros eletrônicos foram edições que eles compraram, enquanto 48% eram amostras grátis ou versões de domínio público.

As bibliotecas americanas estão expandindo os serviços que permitem às pessoas "retirar" virtualmente um livro pela internet, com arquivos que travam automaticamente quando termina o prazo do empréstimo. Segundo a Associação Americana de Bibliotecas, apenas 38% delas ofereciam serviços de empréstimo de livros em 2005, mas ano passado o número cresceu para 66%.

Existem alguns aspectos da experiência com um livro impresso que os livros eletrônicos ainda não conseguiram recriar. Travas digitais nos livros eletrônicos impedem que se empreste a obra para um amigo, embora os títulos gratuitos sejam compartilhados mais rapidamente do que nunca pela internet. O Scribd.com, um site em que é possível publicar e ler livros digitais, compartilha livros e documentos 10 milhões de vezes por mês, afirma a empresa que o opera.

Números de páginas também são um problema para os livros eletrônicos, já que o número de palavras na "folha" depende do tamanho da tela e da fonte. As páginas podem ser antiquadas, mas são muito úteis para garantir que os participantes de um clube de leitura ou estudantes saibam qual página está sendo discutida. Para o leitor individual, a ausência de número nas páginas implica que não há como pular até o fim do livro. A maioria dos livros eletrônicos tenta substituir o número da página mostrando a porcentagem do livro que já foi lida.

Mas o papel tem um benefício que os eletrônicos não têm: não precisa ser desligado durante a decolagem e a aterrissagem do avião. Numa viagem recente a Seattle, Jamie McKenzie, um escritor de 64 anos de Bellingham, no Estado americano de Washington, disse que se sentiu superior quando pediram que o homem do assento ao lado desligasse seu Kindle para a decolagem. "O cara pode ter acesso a 10.000 livros, mas eu é que consegui continuar lendo.", disse ele.

Fonte:
http://pesquisamundi.blogspot.com/2010/08/livro-eletronico-comeca-mudar-habitos.html


 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UM BREVE RESUMO DE COMO FUNCIONA A INTERNET.

A melhor forma de entender a Internet é pensar nela não como uma rede de computadores, mas como uma Rede de redes.

Sendo assim, a Internet não tem dono ou uma empresa encarregada de administrá-la. Cada rede individual conectada à Internet pode ser administrada por uma entidade governamental, uma empresa ou uma instituição educacional. Mas a Internet, como um todo, não tem um poder central.

A Internet é uma rede mundial de computadores que utilizam um protocolo de rede padrão, o TCP/IP. Para compreende-la, vamos introduzir o conceito de Rede de Computadores.

Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais computadores onde a partir de um meio de comunicação é possível a troca de informações entre eles. Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de acessar um meio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicações das outras máquinas.

Existem diversos meios de comunicação, sendo que devem ser classificados como meio de comunicação orientado (fios de cobre, fibra ótica) e meio de comunicação não orientado (ondas de rádio, microondas). É possível acessar a Internet utilizando qualquer desses meios, desde que se utilize os protocolos adequados. Atualmente, a estrutura física da Internet compreende cabos de fibra-ótica intercontinentais, a própria estrutura física da telefônica pública e a comunicação sem fio. Assim, para se conectar a Internet, basta ter acesso a rede telefônica publica, cabos ou comunicação sem fio interligados a uma Espinha Dorsal(estrutura principal da rede) da Rede Mundial.

Disponível em :http://www.portalgeobrasil.org/info/material/funcionamento.pdf

Biblioteca: a versão inicial da internet?!

Olá queridos leitores deste humilde blog! Compartilho com vocês esta tirinha de quadrinhos postada em um blog que eu sou muito fã e sei que vocês podem gostar também. Esta tirinha em particular tem muito a ver com o nosso tema do seminário: A Internet. Você concorda com o título acima? Será que a Internet está tão disseminada e a biblioteca está esquecida? Respostas e dúvidas a parte, divirtam-se!!


Resumo da história da internet

Bom, andei vasculhando um pouco e achei um assunto interessante para vocês que gostam da internet, um pouco da história de seu surgimento, deliciem-se.

Veja os marcos no desenvolvimento e crescimento da internet:

1969: Em 2 de setembro, dois computadores na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) trocam dados sem sentido no primeiro teste da Arpanet, uma rede militar experimental. A primeira conexão entre dois locais – a UCLA e a Stanford Research Institute, também na Califórnia – acontece em 29 de outubro, apesar de a rede ser interrompida após digitarem as duas primeiras letras da palavra "logon". A Universidade da Califórnia Santa Bárbara e a Universidade de Utah também se juntam à rede depois.

1970: A Arpanet chega à sua primeira ligação na costa leste dos Estados Unidos, na empresa Bolt, Beranek e Newman – agora BBN Technologies –, em Cambridge, Massachusetts.

1972: Ray Tomlinson traz também o e-mail à rede, escolhendo o símbolo "at"
ou "@" como maneira de especificar endereços de e-mail pertencendo a outros sistemas.

1973: A Arpanet ganha suas primeiras ligações internacionais, na Inglaterra e Noruega.

1974: Vint Cerf e Bob Kahn desenvolvem a técnica de comunicações TCP, permitindo que múltiplas redes se compreendam, criando a verdadeira internet. Posteriormente, o conceito se divide em TCP/IP antes de sua adoção formal, em 1º de janeiro de 1983.

1983: O DNS (Domain Name System) é proposto. A criação de sufixos como ".com", ".gov" e ".edu" chega um ano depois.

1988: Um dos primeiros worms da internet, Morris, causa danos a milhares de computadores.

1989: A Quantum Computer Services, agora AOL, inaugura o serviço America Online para computadores Macintosh e Apple 2, começando uma expansão que acabaria por conectar cerca de 27 milhões de norte-americanos em 2002.

1990: Tim Berners-Lee cria a WWW (World Wide Web) enquanto desenvolvia maneiras de controlar computadores a distância na Cern (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear).

1993: Marc Andreessen e colegas na Universidade de Illinois criam o Mosaic, primeiro navegador a combinar gráficos e texto em uma única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil de usar.

1994: Andreessen e outros na equipe do Mosaic formam uma empresa para desenvolver o primeiro navegador comercial, o Netscape. Isso chama a atenção da Microsoft e de outros desenvolvedores que iriam investir no potencial comercial da web. Dois advogados da área de imigração apresentam o spam ao mundo, ao fazer propaganda de seus serviços de "green card lottery" – programa de distribuição de vistos norte-americanos.

1995: A Amazon.com abre suas portas virtuais.

1998: Google monta um projeto iniciado nos dormitórios de Stanford. O governo dos Estados Unidos delega a supervisão das políticas relacionadas a nomes de domínios para a Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). O Departamento de Justiça e 20 Estados acusam a Microsoft, criadora do onipresente sistema operacional Windows de abusar de seu poder de mercado, frustrando a competição com o Netscape e outros.

1999: O Napster populariza o compartilhamento de arquivos de música, levando a sucessores que mudaram permanentemente a indústria das gravadoras. A população usuária de internet no mundo ultrapassa 250 milhões de pessoas.

2000: O "boom" das empresas de tecnologia dos anos 1990 dá lugar à explosão da bolha do setor. A Amazon.com, eBay e outros sites são seriamente prejudicados em um dos primeiros usos em larga escala do ataque de negação de serviço, que enche um site com tanto tráfico falso que usuários de verdade não conseguem visitá-lo.

2002: A população usuária de internet do mundo ultrapassa 500 milhões de pessoas.

2004: Marck Zuckerberg inicia o Facebook, em seu segundo ano de curso na Universidade Harvard.

2005: É inaugurado o site de compartilhamento de vídeos YouTube.

2006: A população usuária de internet do mundo ultrapassa 1 bilhão de pessoas.

2007: A Apple lança o iPhone, trazendo o acesso a internet sem fio a mais milhões de pessoas.

2008: Os usuários de internet do mundo ultrapassam 1,5 bilhões de pessoas. O total só na China chega a 250 milhões, ultrapassando os Estados Unidos como o país com a maior população usuária de internet do mundo. Os desenvolvedores do Netscape interrompem o navegador pioneiro, embora seu "sucessor", Firefox, permaneça forte. Importantes companhias aéreas intensificam o uso de serviços de internet nos voos.

2009: O "Seattle Post-Intelligencer" torna-se o primeiro grande jornal diário a ficar exclusivamente online. O Google anuncia o desenvolvimento de um sistema operacional com foco na web.

Fonte: Folha Online. Data: 2/09/2009

domingo, 29 de agosto de 2010

Pequena História da Internet

Cumprindo os "protocolos" e cronograma da disciplina de Informática Instrumental, posto hoje este ótimo vídeo/animação de Rodrigo Mavu do Studio Hector Gómez Alisio, que nos mostra uma breve história de como surgiu a internet desde os anos 60 até os dias atuais e cita as diversas facilidades que ela nos proporciona, assim como sua importância, e também os problemas que prejudicam os internautas e o funcionamento dos computadores, os famosos vírus.




Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil - http://www.antispam.br/videos/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Acesso ao Pergamum pelo site da UFAM

Olá a todos que acessam este blog! Quem esteve na aula do professor Rogério dia 26/08/10, soube que ele passou um dever de casa, ou melhor um "dever de blog", para esta que vos posta: mostrar o acesso ao sistema Pergamum pelo site da UFAM, que nos permite pesquisar o acervo da biblioteca da nossa querida universidade (além de renovar, reservar, verificar pendências e histórico de acessos, segundo o manual do sistema, que se encontra no tópico "Ajuda"). Bom, então vamos a receita do bolo:

 1) Acesse www.ufam.edu.br, você vai encontrar esta página:


2) À esquerda da página, no menu "Acesso Rápido", você clica em "Sistemas":




3) Clica em "Pergamum":



4) E, pronto, pesquise a vontade de qualquer lugar, se gostar de um livro faça a reserva ou anote o número de chamada para pesquisa de prateleira na própria biblioteca.





Um abraço, até a próxima postagem!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Muito bem vindos todos os que amam leitura e informação!


Essa é uma imagem que expressa todo o amor que nós temos por livros, bibliotecas, informação e tecnologia. Se você, caro leitor deste blog, também se sente apaixonado e amigo da informação, abrace esta idéia, sem medo de ser feliz ou ser chamado de geek ou coisas do tipo. Amigos, ao contrário do que muitos pensam, podem ter certeza: biblioteconomia rocks!