Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Atriz afirma ''não escrevo para pobres''

Surpreenda-se com esta notícia (se é que você ainda não tinha lido em algum outro lugar, pois é uma notícia meio velhinha):

"Fischer lança este mês (dezembro) o primeiro de uma série de dez livros. O romance, chamado "Serena", estreia a coleção que terá como título apenas nomes de mulher e é "vibrante" na descrição da própria autora.
Os dez livros foram escritos em um ano e trazem episódios autobiográficos em sua trama, mas a atriz não revela quais são. "É segredíssimo", brinca.
Uma característica que todos os personagens de Vera Fischer têm em comum é o fato de serem ricos.
"Eu não sei escrever pra gente pobre. Eu detesto", diz Fischer. Para ela, a vida dos ricos é mais interessante. "Cada livro tem pelo menos uma viagem ao exterior." "


Sem comentários. Mas se quiser comente...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

10 motivos para ler livros clássicos

Schopenhauer dizia que não se devia ler nada com menos de 50 anos. Claro que reclamava por não ser lido. Afinal, seus livros ainda não tinham chegado a essa idade.
O site Pick The Brain publicou uma lista de como os clássicos podem expandir sua mente:
  1. Aumente seu vocabulário: muitas palavras usadas em livros antigos não são comuns hoje em dia. Um vocabulário maior dá a você mais ferramentas para se expressar melhor, ainda que prefira usar as palavras cotidianas.
  2. Melhore sua redação: ao ler, ainda que inconscientemente – isto é, sem que você precise se preocupar com isso -, você absorve um pouco do estilo do autor.
  3. Melhore seu modo de falar: você agora terá um vocabulário melhor, uma redação melhor e, portanto, articula melhor os pensamentos. Se articula melhor o pensamento, articula melhor a fala.
  4. Tenha novas idéias: os clássicos, por definição, vem do passado, mas – ora – todo mundo está lendo os mesmos blogs, os mesmos best-sellers e as mesmas porcarias escritas no mês passado. As idéias contidas em um clássico são antigas, mas muitas vezes estão esquecidas. Um leitor criativo e crítico, saberá dar o verniz de originalidade e contemporaneidade a elas.
  5. Tenha perscpectiva histórica: o que é bom hoje, pode ser esquecido amanhã. Mas há uma razão para os clássicos terem permanecido tanto tempo por aí. Não dependa tanto da crista da onda.
  6. Divirta-se: não deixe que a linguagem antiga seja uma barreira. O melhor motivo para ler um livro é diversão. Há quem discorde, mas – para mim – as outras razões vêm depois.
  7. Sofisticação: nada mais fútil do que ler pensando apenas em enriquecer sua conversação com alguma citação esnobe, mas, enfim, se é o seu caso, nada como tirar da manga aquela frase famosa de Dom Quixote para arrematar um argumento.
  8. Ser mais seletivo: com o tempo você vai deixar de querer qualquer livro ruim. Por que perder tempo com porcarias, ou apostá-lo no incerto, se você já sabe o que é bom para você?
  9. Desenvolva uma voz distinta: se você lê blogs demais e clássicos de menos, tem desperdiçado a chance de ter um estilo que se destaque em relação ao de outras pessoas que trabalham com a palavra escrita.
  10. Aprenda idéias atemporais: existe uma crença errônea de que o novo é sempre melhor que o antigo e de que as idéias passadas não são aplicáveis ao presente. Muitas vezes, a novidade não passa da deturpação da antigüidade. Ao ler os clássicos, você entra em contato com conhecimentos que estão de acordo com aqueles que os criaram, sem que nada tenha sido suprimido, acrescentado ou alterado.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O inferno do Bibliotecário

  - Estes livros não estão na ordem alfabética!
 - E eles nunca estarão, HA, HA, HA...!

Que horror, meu acervo todo bagunçado...! Este é um verdadeiro castigo para os bibliotecários ou futuros bibliotecários, que nem esta que vos posta. Já notei que este também é um mal daqueles que gostam de manter organizadas as coisas, principalmente as coisas que dão mais valor.
Para quem é da área ou não, recomendo que organizem suas coleções ou trecos neste período de férias. Se livrar do que não presta mais, doar para pessoas que você acha que podem precisar (desde que o objeto esteja íntegro e ainda funcione!) até mesmo para renovar o seu acervo/discoteca/coleção...  (as férias são uma ótima temporada para fazer novas aquisições!)  Mas organize, pelo menos para não embaralhar o antigo com o novo!

Ah! Recomendo também que visitem o blog abaixo, que publica várias tirinhas relacionadas a área de biblioteconomia e afins. Muito bom...

Fonte: http://bibliocomics.blogspot.com/search/label/Savage%20Chickens

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ESCOLAS DE SC DEVERÃO TER BIBLIOTECÁRIOS

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (8), um projeto de lei complementar (PLC 39/10) de autoria do deputado estadual Pedro Uczai que cria o cargo de bibliotecário escolar dentro do quadro de pessoal do magistério público estadual. Com isso, as escolas estaduais deverão contratar o profissional com formação específica para atuar na função. O projeto segue agora para a sanção do governador.

O projeto aprovado altera a lei complementar 1.139, de 28 de outubro de 1992, que não contempla a função de bibliotecário na carreira do magistério. Segundo o deputado Uczai, a ausência de bibliotecários com formação superior nas escolas do Estado tem causado problemas. Um deles é que os professores são desviados de sua função para suprir essa necessidade, prejudicando a carreira desses profissionais e também a qualidade da educação, além "fechar as portas" para os bibliotecários que poderiam fazer carreira no Estado.

Uczai destacou ainda que a criação do cargo de bibliotecário escolar é uma luta da comunidade escolar e das entidades representativas de classe, como o Conselho Regional de Biblioteconomia e a Associação Catarinense de Bibliotecários. Elas realizaram várias mobilizações nos anos de 2005 e 2006 e coletaram milhares de assinaturas em apoio a esta reivindicação, além de ocuparem a tribuna da Assembleia Legislativa por solicitação do então deputado Paulo Eccel.

"Essa é uma luta fundamental para avançarmos na qualidade da educação nas escolas da rede pública estadual, à medida que mantém o professor em sala de aula e coloca um profissional especificamente preparado para exercer a função de bibliotecário escolar", concluiu Uczai.

LEITURA AGE COMO MUSCULAÇÃO PARA O CÉREBRO


 O hábito de ler proporciona muitos benefícios à saúde. A leitura ajuda a reduzir o estresse e estimular a memória. Sua prática age como uma musculação para o cérebro e os médicos recomendam que se leia um livro por mês. 

Ao acompanhar um texto, exige-se do cérebro um conhecimento dos sistemas de linguagem, obrigando o leitor a realizar um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto. 

E isso ajuda a manter a funcionalidade intelectual ao longo da vida, mantendo a mente ativa e prevenindo déficits de memória e declínios das funções cognitivas. 

  O ato de ler envolve quatro processadores: o processador ortográfico, que diz respeito à maneira de escrever as palavras; o processador de palavras refere-se ao sentido de uma palavra; o processador fonológico refere-se à unidade menor que forma uma sílaba ou uma palavra; e o processador de contexto que se refere à sintaxe, ao papel de cada palavra numa frase, formando uma estrutura com um significado maior que a palavra, desenvolve noções linguística e regras gramaticais. 

Estudos mostram que hábeis leitores não necessitam mais do processador fonológico para entender o significado de uma palavra escrita. Já maus leitores apresentam dificuldades nos processadores visuais e/ou auditivos, cometendo distorções, inversões, trocas e omissões, as chamadas dislexias. Conforme os tipos de dislexia, estudos mostraram lesões nas áreas, occipital, temporal ou ainda parietal.

 

Vamos aproveitar galerinha, para ler bastante nessas férias! Sair, passear, papear é ótimo... Mas vamos ler bons livros, principalmente os clássicos e os da nossa área (para quem estuda biblioteconomia) para nos aperfeiçoarmos. Bjus a todos.