Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Descrição de Livros

quarta-feira, 2 de março de 2011
08:17
Pontos Importantes:

Áreas Gerais de Descrição: (Cheguei atrasada no começo desta aula, portanto as informações até DGM não estão organizadas! Por favor, colaborem no que puder, se acharem necessário por meio dos comentários)
  •  Se for mais de três autores, cada um é separado por vírgula. Se for mais de três:
/ Lucélia Rage Xavier...[et al].              - et al: e outros.
Outros que fizeram tradução ou outras colaborações: / Lucélia Rage Xavier...[et al]; traduzido por ou tradução de...
  • 'Eu erro menos se errar de forma padronizada': se colocar 'traduzido por' tem que ser 'por' para demais colaboradores que aparecerem.
  • Organização/ Coordenação: Ex - A Biblioteconomia pelos seus alunos. Organizado por/coordenado por/ coordenação de Raimundo Martins; autores/autoria de...
DGM: Descrição Geral de Material, existente na maioria das vezes, em formatos que não sejam impressos, para fazer a descrição/identificação do suporte, categorizando-o. Ex: Crepúsculo, DGM: filme cinematográfico; mapa do Brasil, DGM: material cartográfico.
Títulos equivalentes: título em outro idioma, aparece na folha de rosto.
Título original: o que esta com o c de copyright, indicando os direitos autorais do autor que escreveu a obra. Incluído na área de notas.
Outras informações sobre o título: qualifica, complementa o título, nele sempre haverá uma conjunção aditiva. Ex: Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. Deve ser registrado em minúsculo. Conhecido como o subtítulo.
Responsabilidades:  pessoa física (cidadão comum responsável por uma publicação) e jurídica (entidades, empresas: universidades, instituições de pesquisas, eventos como expoagro).  /Natalina de Souza Sirias, Cristiane Frós dos Anjos, Josefa Pinheiro Monteiro; traduzido por/tradução de Keliane Pereira Ferreira; revisado por/revisão de... Registrar o nome completo conforme aparece.
Só se faz a descrição de revisor se a obra for traduzida, pois só na obra traduzida é que a função do revisor se tornará importante. 
Pessoa física: Ex - Universidade Federal do Amazonas. Departamento de Pessoal. 

Apresentação da Unidade 1 - RDD

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
08:50
Pontos Importantes:
  • Catalogação tem 3 elementos básicos: descrição, ponto de acesso e construção de dados de localização.
  • Descrição: registrar os dados de localização.
  • Ponto de acesso: principal e secundário. Principal: nome de uma pessoa, por exemplo. Secundário: assunto, revisor.
  • Catalogação é o estudo, preparação e organização de mensagens codificadas (informações das obras), com base em itens existentes no acervo de uma unidade de informação (acervo das bibliotecas), de forma a permitir a intersecção entre as mensagens emitidas nos itens e as mensagens internas de usuários (explicitação dos seus objetivos, concretizada pela busca e recuperação). (MEY, 1995, p.5). A catalogação faz a intersecção das mensagens do acervo para que as mensagens do usuário sejam satisfeitas. As mensagens são  organizadas em catálogos.
  • Para fazer a preparação e organização é necessário fazer a leitura técnica do documento, incluindo sua tipologia. Sendo assim, é preciso folheá-lo, verificar o total de páginas, ler sobre o que trata, verificar as informações do dorso...
  •  A catalogação, indexação tem mais haver com a 4º lei de Ranghanathan (poupe o tempo do leitor).  O que diz respeito ao conteúdo tem a ver com a formação de coleções. 
  • Objetivo da representação descritiva: organizar o material nas estantes. Criar instrumentos de acordo com as características da biblioteca, do público e do próprio item de  forma a permitir que  o usuário encontre seu item e que o item encontre seu usuário (MEY, 1995, p.2).  O 1º objetivo e organizar o material e o 2º fornecer o material ao usuário.

1ª Aula de RDD

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
08:25

Estas são algumas considerações anotadas na minha primeira aula de Representação Descritiva de Documentos. Se você quiser opinar, acrescentar ou se expressar sinta-se a vontade para lançar um comentário.

O usuário vai atrás de um material.  Localização, busca, recuperação são as palavras chave.
Controle: conhecimento de algo, acompanhar o que existe de novo.
Bibliografia: produção do conteúdo escrito.
Controle bibliográfico: Permitir alternativas para se monitorar os assuntos publicados universalmente, PERMITINDO SUA RECUPERAÇÃO.  Historicamente, tratava-se de uma questão estratégica para saber o que os outros estavam produzindo. Cada país desde tempos primórdios produzem documentos. Hoje,os americanos, por exemplo, controlam a produção de outros países, a fim de conhecer as possíveis ameaças contra seu país.
O controle bibliográfico surgiu objetivando o tratamento e organização para facilitar a busca e recuperação do que foi produzido. Foram estabelecidos normas e organizações para reger as padronizações.
Os americanos, por exemplo, inventaram a inversão do sobrenome, o que muitos países não realizavam. Portanto, eles resolveram padronizar as produções bibliográficas.
O Google hoje realiza a recuperação de milhões de informações.
Objetivo da disciplina de RDD: Organização de catálogos. Apresentar padrões de tratamento, organização e recuperação de documentos. Catálogos: união de documentos através de códigos para recuperação dos objetos existentes no catálogo. Os catálogos permitem   fazer a busca (recuperação física), identificar o que existe no acervo da biblioteca, e recuperar o material que a biblioteca possui (recuperação de conteúdo).  A catalogação é o uso padronizado de normas de tratamento e recuperação.