Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

quarta-feira, 23 de março de 2011

1ª Aula de RDD

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
08:25

Estas são algumas considerações anotadas na minha primeira aula de Representação Descritiva de Documentos. Se você quiser opinar, acrescentar ou se expressar sinta-se a vontade para lançar um comentário.

O usuário vai atrás de um material.  Localização, busca, recuperação são as palavras chave.
Controle: conhecimento de algo, acompanhar o que existe de novo.
Bibliografia: produção do conteúdo escrito.
Controle bibliográfico: Permitir alternativas para se monitorar os assuntos publicados universalmente, PERMITINDO SUA RECUPERAÇÃO.  Historicamente, tratava-se de uma questão estratégica para saber o que os outros estavam produzindo. Cada país desde tempos primórdios produzem documentos. Hoje,os americanos, por exemplo, controlam a produção de outros países, a fim de conhecer as possíveis ameaças contra seu país.
O controle bibliográfico surgiu objetivando o tratamento e organização para facilitar a busca e recuperação do que foi produzido. Foram estabelecidos normas e organizações para reger as padronizações.
Os americanos, por exemplo, inventaram a inversão do sobrenome, o que muitos países não realizavam. Portanto, eles resolveram padronizar as produções bibliográficas.
O Google hoje realiza a recuperação de milhões de informações.
Objetivo da disciplina de RDD: Organização de catálogos. Apresentar padrões de tratamento, organização e recuperação de documentos. Catálogos: união de documentos através de códigos para recuperação dos objetos existentes no catálogo. Os catálogos permitem   fazer a busca (recuperação física), identificar o que existe no acervo da biblioteca, e recuperar o material que a biblioteca possui (recuperação de conteúdo).  A catalogação é o uso padronizado de normas de tratamento e recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário