
Ao acompanhar um texto, exige-se do cérebro um conhecimento dos sistemas de linguagem, obrigando o leitor a realizar um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto.
E isso ajuda a manter a funcionalidade intelectual ao longo da vida, mantendo a mente ativa e prevenindo déficits de memória e declínios das funções cognitivas.

Estudos mostram que hábeis leitores não necessitam mais do processador fonológico para entender o significado de uma palavra escrita. Já maus leitores apresentam dificuldades nos processadores visuais e/ou auditivos, cometendo distorções, inversões, trocas e omissões, as chamadas dislexias. Conforme os tipos de dislexia, estudos mostraram lesões nas áreas, occipital, temporal ou ainda parietal.
Vamos aproveitar galerinha, para ler bastante nessas férias! Sair, passear, papear é ótimo... Mas vamos ler bons livros, principalmente os clássicos e os da nossa área (para quem estuda biblioteconomia) para nos aperfeiçoarmos. Bjus a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário