A melhor forma de entender a Internet é pensar nela não como uma rede de computadores, mas como uma Rede de redes.
Sendo assim, a Internet não tem dono ou uma empresa encarregada de administrá-la. Cada rede individual conectada à Internet pode ser administrada por uma entidade governamental, uma empresa ou uma instituição educacional. Mas a Internet, como um todo, não tem um poder central.
A Internet é uma rede mundial de computadores que utilizam um protocolo de rede padrão, o TCP/IP. Para compreende-la, vamos introduzir o conceito de Rede de Computadores.
Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais computadores onde a partir de um meio de comunicação é possível a troca de informações entre eles. Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de acessar um meio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicações das outras máquinas.
Existem diversos meios de comunicação, sendo que devem ser classificados como meio de comunicação orientado (fios de cobre, fibra ótica) e meio de comunicação não orientado (ondas de rádio, microondas). É possível acessar a Internet utilizando qualquer desses meios, desde que se utilize os protocolos adequados. Atualmente, a estrutura física da Internet compreende cabos de fibra-ótica intercontinentais, a própria estrutura física da telefônica pública e a comunicação sem fio. Assim, para se conectar a Internet, basta ter acesso a rede telefônica publica, cabos ou comunicação sem fio interligados a uma Espinha Dorsal(estrutura principal da rede) da Rede Mundial.
Disponível em :http://www.portalgeobrasil.org/info/material/funcionamento.pdf
Muito bom artigo Janderlan. Isso tem muito haver com o que apresentei e não devia ter apresentado em Redes de Computadores, e acabei perdendo ponto. Hahahaha.
ResponderExcluir