Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA OS DEFICIENTES




A Web oferece oportunidades sem precedentes



A internet é uma das melhores coisas que poderia acontecer para às pessoas com incapacidades. Pode ser que você não tenha pensado bem sobre este ponto de vista, mas tudo o que tem que fazer é pensar a respeito de como era a vida a alguns poucos anos atrás antes de existir a internet e verá qual a importância. Por exemplo, antes da internet, como pessoas cegas poderiam ler jornais? Em princípio eles simplesmente não podiam; Fitas de áudio ou impressões em Braille eram caros - uma versão dominical em Braille do jornal New York Times seria por demais volumosa para ser prática. No melhor dos casos, eles podiam pedir que um membro de família ou amigo lesse o jornal para eles. Este método pode funcionar, mas força o deficiente visual ser dependente de outras pessoas.


Hoje em dia, a maioria dos jornais publica seu conteúdo on-line, num formato que tem potencial para ser lido por "leitores de tela" (screen readers) usado por cegos. Estes programas de software lêem texto eletrônico em voz alta de modo que pessoas cegas possam usar computadores e possam ter acesso a qualquer conteúdo de texto pelo computador. De um momento para outro, as pessoas cegas não têm mais que contar com a ajuda de outras pessoas para ler um jornal. Agora, já não precisam mais esperar para comprar fitas caras de áudio ou impressões volumosas em Braille. Eles simplesmente podem usar "abrir o browser" para entrar no site de seu jornal favorito ou usar um sistema de pesquisa e escutar com seu "leitor de tela" a leitura do jornal; e isto pode ser feito quando querem, logo que o conteúdo é publicado.


De maneira semelhantemente, as pessoas com incapacidade motora que não podem pegar um jornal nem virar suas páginas para acessar jornais on-line com seu computador, usando certas tecnologias de assistência é possível adaptar a interface do computador as próprias incapacidades. Às vezes as adaptações são simples, tais como usar uma vareta ou objeto que permita tocar nas teclas e usar os comandos do teclado. Em outros casos, as adaptações são mais sofisticadas, como no uso de teclados especiais ou software para rastreio-de-olhar (eye-tracking) que permite as pessoas fazerem uso de um computador com nada mais que os movimentos dos olhos. As pessoas que são surdas sempre tiveram a possibilidade de lerem jornais por conta própria, então pode até parecer que a internet não oferece o mesmo tipo de emancipação que proporciona aos outros deficientes cegos ou com incapacidade motora, mas podem ler cópias on-line de assuntos importantes e ver conteúdo multimídia que seja feito corretamente. Muitas pessoas com incapacidades cognitivas também podem beneficiar-se muito da estrutura e flexibilidade do conteúdo da internet...
LEIA MAIS EM:

Um comentário:

  1. Jander essa postagem ficou maneira, muita gente não sabe ou fingi não saber que pessaos especias eu não diria deficiente, porque ninguém é perfeito merecem ter inclusão digital.
    Arasouuuu.. =]

    ResponderExcluir