Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O EXTERMINADOR DE LIVROS


"Astalavista Livros"


Schwarzenegger quer substituir livros didáticos por ensino online
Publicada em 09/06/2009 às 15h20m O Globo

RIO - O exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger apresentou nesta semana um plano para substituir os livros didáticos tradicionais nas escolas californianas por recursos digitais como o Facebook, Twitter e iPods. Com isso, o governador da Califórnia pretende reduzir o déficit orçamentário do estado, que ultrapassa os US$ 24 bilhões.
Schwarzenegger acredita que com a medida os alunos terão uma melhor formação. Segundo o El País, o ator austríaco nota que os jovens são pioneiros em adotar sites como Facebook e Twitter e baixar arquivos para seus iPods. Graças a essa familiaridade, a internet também se apresenta como a melhor maneira de distribuir conteúdo em salas de aula. Além disso, textos digitais são mais fáceis de se adaptar de modo a manter o ensino atualizado.

A partir do próximo ano letivo, que nos EUA começa em agosto, os estudantes de ciências e matemática nas escolas da Califórnia terão acesso a textos online, que passarão por revisões acadêmicas. Não deixando de lado as possíveis vantagens de aprendizado, o principal motivo da mudança é dinheiro. Segundo reportagem da BBC, a Califórnia gastou no ano passado US$ 350 milhões com livros didáticos. Na segunda-feira, o governador assinou uma ordem que retira o financiamento de contratos a partir do dia 1º de março para evitar que agências estatais firmem novos compromissos de compra de livros.

- Cada departamento e agência estatal deve detalhar como gastou cada centavo dos contratos, para estarmos seguros de que o Estado está conseguindo fazer o melhor com o dinheiro do contribuinte - disse Schwarzenegger.

FONTE: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/06/09/schwarzenegger-quer-substituir-livros-didaticos-por-ensino-online-756261272.asp

5 comentários:

  1. Há duas coisas aqui que o pessoal tá misturando: informação e suporte físico. A informação será a mesma do livro didático o que mudará é o suporte. Se todos os alunos tiverem acesso a esse tipo de suporte informacioal ok. Se as bibliotecas tiverem recursos para trabalhar, registrar, catalogar e tornar essa informação acessível para alunos, pesquisadoes e professores, também ok.

    ResponderExcluir
  2. É importante usar recursos para que os alunos aprendam,mais não devemos esquecer que tudo começou através da leitura e da busca do conhecimento por meio dos livros.

    ResponderExcluir
  3. Só me faltava essa!!! Tudo bem, temos que avançar conforme a tecnologia mas não podemos deixar que ela tome conta de tudo, já não basta as crianças o tempo todo estarem em sites de relacionamentos e perdendo o melhor da vida, que é agir como uma criaça normal, e não ficar na frente de um computador 24h por dia, ainda me vem o Arnold p piorar a situação! É claro q isso terá um lado bom, mas para ele!!!
    Obviamente q o livro não irá desaparecer, mas gradativamente a importancia dele vai cair e daqui a pouco só veremos as crianças e os adolescentes com um celular nas mãos!
    Fazer o que não é?!!!

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha!
    Será que investir em algo com o mesmo formato de rede social vai ajudar os jovens no ensino? Ou vai apenas ser mais uma distração para eles?
    Acho que essa não é a solução, e será que sai mais caro investir em livros ou em meios digitais? Fica aqui a pergunta para o Sr. governador Schwarzenegger.

    ResponderExcluir
  5. eu acho isso é um medida bastante precipitada sem pelo menos ter uma certeza que os aluno realmente vao estudar os conteudos referentes aos estudos, ou iram querer apenas usa como forma de lazer esses sites de relacionamento, mais nao acho um absordo apenas acho que é precipitado.

    ResponderExcluir