Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

domingo, 14 de novembro de 2010

Robô humanoide imita quase com naturalidade expressões faciais

Veja o novo protótipo da Kokoro, capaz de imitar expressões do rosto humano

Há cerca de um ano atrás, mostramos para você a cobertura da Robotec Fair 2009, em Curitiba, na qual uma das principais atrações era a Actroid DER, uma robô humanoide desenvolvida pela empresa Kokoro, do grupo Sanrio. A "máquina" era capaz de simular a fala e a postura de um ser humano e simplesmente encantou a todos devido ao seu imenso realismo.

Depois de vários outros experimentos, a empresa visa melhorar ainda mais as expressões faciais. Por isso, está desenvolvendo agora a Actroid-F, um protótipo humanoide capaz de reproduzir o que outra pessoa fizer com seu rosto.

Assim, a partir de uma câmera, as expressões do "operador" são passadas para o robô que as reproduz da melhor maneira possível. Não se trata de algo 100% natural ainda, pois são movimentos visivelmente mecânicos. Entretanto, é possível notar nitidamente os avanços que foram obtidos.

O robô foi inspirado nas enfermeiras japonesas e é justamente essa a intenção: o Actroid-F deve observar os pacientes.

Se algo estiver errado (como tentativas de eutanásia ou instabilidades por parte dos pacientes), o robô serve como um "instrumento" extra de alerta nos hospitais. Entretanto, será que os pacientes não achariam assustadora uma enfermeira igual a essa sentada ao lado durante uma recuperação?

"Se os profissionais da biblioteconomia não se atualizarem, não se desvincularem da imagem do profissional pragmático (prático) e ultrapassado que outrora manchara a reputação da classe bibliotecária. Certamente as futuras enfermeiras não estarão só. Pois além do Actroid-F, irão criar também o Actroid-B o robô Biliotecário" Vamos mudar!!! (Denilson Mello)

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/6208-robo-humanoide-imita-quase-com-naturalidade-expressoes-faciais.htm


Um comentário:

  1. É verdade, temos que ficar espertos antes que esses robôs tomem nosso lugar. E a chave ceta para isso, é haver uma mudança no modo de proceder dos biblioteconomistas. Essa mudança deve começar primeiramente em nós mesmos!

    ResponderExcluir