Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA WEB



A internet é fato. Boa para uns, nem tanto para outros, mas ela é um fato. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens na internet, existe um lado bom e um lado ruim. Conhecer as duas faces da internet é difícil pela sua dimensão, abstração e percepção que as pessoas têm dela. Neste texto apresento algumas sugestões para demonstrar suas vantagens e desvantagens.

Vantagens da internet

Poderíamos chamar simplesmente de democratização da educação. A educação é milenar, mas nunca foi muito democrática. A razão para isso, entre outras, poderia estar na dificuldade da comunicação do conhecimento. A internet resolve isso. Está claro que vivemos a cultura do conhecimento. Governos e educadores precisam urgentemente tirar proveito da internet para construir um modelo educacional mais amplo.

Uma das grandes vantagens da internet é a conveniência. É rápido, fácil e está ali a poucos cliques. Posso em poucos minutos ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas.

Acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras. Pela natureza gratuita da maioria dos conteúdos, a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes.

Posso ir ao Louvre em Paris, pesquisar uma informação na Agência de Inteligência Americana, dar uma olhadinha nas ruas de Tóquio pelo Google Street View, ver os vídeos produzidos em Jerusalém, entre outros. Nunca tivemos esta liberdade e facilidade de locomoção pelo globo, embora virtual.

Desvantagens da internet

Mas nem tudo é vantagem na internet. Há um lado ruim que também precisa ser considerado. A privacidade é uma delas. Na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos entre outros crimes.
Cuidado ao expor na internet: fotos, vídeos e informações pessoais como endereços, números de telefones, entre outros.

Muitos se escondem atras de um suposto anonimato para cometer crimes e fraldes dos mais diversos tipos. Há muita ilegalidade, pequenas fraudes são cometidas a todo momento e ações como essas mostram um lado ruim da internet.

Outra desvantagem da internet é a abordagem muitas vezes superficiais dos assuntos apresentados. Isto não chega a ser um problema tão sério como os mostrados anteriormente, mas sempre deixa um buraco. É diferente a abordagem encontrada na web com a abordagem de um livro por exemplo. Este último tem começo, meio e fim. Na internet as vezes as coisas ficam no ar.

Para finalizar, a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos tem para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar. Em algumas regiões é difícil conseguir conexão de banda larga e quando conseguem são caras e as vezes ruim.

5 comentários:

  1. Acredito que as vantagens da internet superam suas desvantagens. O lado bom ainda é maior e com um pouco de cautela podemos extrair delas coisas edificantes para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. a internet ela precisa de uso moderado assim como todas as outras coisas, é lógico com esse avanço muitas coisas evoluiram, então são vários os benefícios, e na minha opinião concordo que suas vantagens superam suas desvantagens.

    ResponderExcluir
  3. bom como o proprio texto diz: a internet tem seu dois lados como tudo que existe tem um lado bom e outro nao tanto, mais precisamos levar mais em conta o lado bom e os beneficios que ela a internet nos traz em nosso dias atuais, e como ela facilitou nossa vida em varios quisitos, o seu lado ruim temos que relevar.

    ResponderExcluir
  4. Boa postagem... pois quando nos referimos ao mundo digital, só queremos falar os beneficios que eles nos traz e esquecemos dos problemas que essas tecnologias ocasionão...e esta postagem mostrar muito bem as desvantagem que eu até que sabia mais não parava pra pensar nelas.

    ResponderExcluir
  5. É bom mostrar para as pessoas que usar a internet de forma errada pode causar sérias consequências, mais usando-a corretamente ela pode nos trazer muitos beneficios e eu concordo com o Janderlan, as suas vantagens podem superar as desvantagens, desde que saibamos usá-la.

    ResponderExcluir