EM SÃO PAULO:
Uma a cada dez pessoas na cidade de São Paulo já foi vítima ou tem familiar que já foi vítima de algum tipo de crime virtual, segundo pesquisa da Federação do comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), divulgada ontem 28/09/10.
A sondagem apontou que o crime mais comum na rede de internet é a clonagem de páginas pessoais.Segundo o levantamento, 23% dos entrevistados na capital paulista relataram já ter passado por essa situação. Em segundo lugar aparecem empatados os crimes de desvio de dinheiro da conta bancária e compras indevidas realizadas no cartão de crédito, com 22,6%.
Neste caso, as principais vítimas (40,7%) são pessoas que têm rendimentos mensais acima de dez salários mínimos. “Isso acontece porque são pessoas que buscam mais praticidade e costumam usar mais serviços de home banking e compras pela internet, às vezes sem as proteções adequadas”, avaliou a assessora econômica da Fecomercio Kelly Carvalho.
A sondagem também revelou que, após sofrer algum tipo de ataque, a atitude mais comum do internauta é fazer um boletim de ocorrência e, em seguida, encerrar a conta no site utilizado. Cancelar cartões de crédito também é uma ação freqüente. Segundo respostas dos entrevistados, nestes casos, os bancos só resolveram o problema ou reembolsaram os prejuízos dos clientes em 14,7% das vezes.
O receio de possíveis fraudes é uma das principais barreiras para expansão do comércio online. A pesquisa revelou que 63,7% dos entrevistados na cidade de São Paulo não realizam compras na internet por esse motivo. Entre as pessoas que já foram vítimas de fraudes, a maioria (65,5%) afirmou que continua usando a internet normalmente para realizar transações.
Fonte: Fraude virtual afetou 10% das pessoas. Diário do Amazonas. Amazonas, 28 de set. 2010: Caderno Brasil, p16.
Depois dessa dica eu fico realmente com pé atrás, não confio em comprar pela internet, professor pode até concordar que é seguro, mas, o seguro morreu de velho, então obrigada novamente por alertar-nos. Valeu Janderlan!!
ResponderExcluirRealmente esse é um dos mais perigosos riscos da internet.
ResponderExcluirEu sempre fico receosa em fazer dowloads de algumas coisas ai me pedem alguns dados muito pessoais eu sai da página por que tenho medo de ser um golpe pra pegar trouxa. E uma vez que eu tava tentando puxar o meu extrato bancário pela net e aparecia um aviso todo tempo de que aquele site não era seguro, ai eu sai rápido dela, eu particularmente não confio muito na net p fazer esses tipos de coisas, mas enfim é uma das desvantagens, para um milhão de outras vantagens, basta você saber utilizar.
É muito mais pratico você poder comprar sem sair de casa...Mas com as frequentes fraudes que ocorrem no mundo da internet, a maioria das pessoas preferem não utilizar esse tipo de serviço.
ResponderExcluirO que é muito ruim, pois, deixamos de economizar tempo, e em alguns casos até dinheiro.
By:Eliza ^^
De vez enquanto uso o internet bank pra retirar faturas de cartão e sei que o risco é alto... mas quando o carteiro não traz a fatura antes do vencimento, é a única coisa que se pode fazer...
ResponderExcluirSempre faço compras online, mas para minimizar os altos riscos, procuro saber a opinião de alguma pessoa que já comprou no mesmo site e só compro de sites mais conhecidos...
bom com esse risco fica difícil usar a praticidade da internet para fazer compra sem sair de casa, o internauta tem que ter cuidado ao entrar em sites duvidosos. Tem que sempre que assegurar se o site e conhecido se muita gente compra nele saber se e confiável.
ResponderExcluir