Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SEGURANÇA NA INTERNET


Quais os principais perigos da internet para os menores, por idades?


Os principais riscos a que crianças e jovens, mas adultos também, estão expostos através da Internet são aquilo a que chamo os cinco Cês e que constituem as principais categorias de risco: Conteúdos, Contactos, Comércio, Comportamentos e Copyright (Direitos de Autor). As crianças mais pequenas estão mais expostas ao acesso inadvertido a conteúdos impróprios. No entanto, à medida que crescem e que desenvolvem e aprofundam a sua utilização, vão estando potencialmente expostas aos restantes riscos.

Que cuidados é que os pais devem ter com a utilização da internet?


Os pais devem assumir a sua responsabilidade e promover a sua literacia digital, além de falarem com filhos/educandos e tentar colocar o computador numa zona comum da casa. Para além disso, devem definir regras de utilização e garantir o seu cumprimento, conhecer novas ferramentas e manter o controlo da Internet pelas crianças e jovens e regular os encontros offline. Por fim, compete aos pais compete acompanhar a utilização dos filhos, adequando a forma de acompanhamento à idade dos filhos.


No caso de existir uma situação de risco para a criança, os progenitores devem recorrer às autoridades?

Se a situação configurar uma ilegalidade ou um ato criminal, sem dúvida. Para os ajudar a perceber os eventuais contornos legais da situação podem recorrer aos serviços públicos ou às organizações não-governamentais de protecção de crianças e jovens.


Disponível em: http://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2010/09/01/aprenda-a-proteger-os-seus-filhos-dos-maleficios-da-internet/

Um comentário:

  1. gostei muito desta postagem é muito importante que os pais saibam que tipo de sites,os seus filhos estão vendo,isso deixa um alerta,para que eles não tenham problemas futuros.

    ResponderExcluir