Mensagem da semana

Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala ler um livro - Grouxo Marx.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Novas estratégias no uso da informação? Contrate um bibliotecário!

Quem é, o que faz e como encontrar um profissional da ciência da informação? Renate Landshoff apresenta em seu artigo os tipos de informação das empresas e os papéis que podem ser ocupados por bibliotecários nas organizações.

A Informação nas empresas

As organizações e instituições, de uma forma geral, possuem basicamente dois tipos de informação: a informação estruturada e a não-estruturada.
A informação estruturada encontra-se em sistemas de informação, muitas vezes dispersos pela organização, com um grau importante de inconsistência, redundância e falta de integração. Os dados que compõem esses sistemas normalmente não foram planejados para gerar informação estratégica e auxiliar no processo de tomada de decisão. Esse quadro contribui para a cegueira informacional que paira em muitas organizações e instituições. Não dá para saber o que se sabe!
Já, a informação não-estruturada está em documentos, informações e pessoas, e não em sistemas de informação. Essas informações costumam ser muito valiosas e a sua sistematização representa um grande desafio no campo da gestão documental, da gestão da informação e da gestão do conhecimento.
Sem sistemas de informação planejados, alinhados à estratégia da empresa e que contemplem as informações estruturadas e não-estruturadas, as organizações e instituições deixam de ter informação gerencial e passam a ter apenas dados.

Visão sistêmica: rompendo paradigmas
No momento de pensar em especificar, adquirir e implantar um sistema de informação, se faz necessário uma visão sistêmica sócio-técnica, conhecimento em tecnologias da informação e comunicação, sistemas de informações gerenciais, gestão da informação, gestão documental e gestão do conhecimento.
Não dá para entregar o projeto apenas para a área de Tecnologia da Informação ou Informática. É preciso conhecer o perfil do Bibliotecário.
Hoje o profissional da Ciência da Informação, também conhecido como Bibliotecário, atua em centros de informação competitiva, inteligência organizacional e gestão do conhecimento, sem organizar livros e sim, organizando a informação!
Onde está esse profissional?  Onde buscar? Que cargo atribuir para todas essas responsabilidades?

O profissional da Ciência da Informação

O profissional da Ciência da Informação atua em todas as áreas do conhecimento e tipos de organizações e instituições; ocupa-se da coordenação de todos os recursos relacionados com a informação e documentação; participa da especificação e implantação de sistemas de informação gerenciais, centralizando e coordenando todos os setores envolvidos na produção, uso e manejo de informação, incluindo ambientes digitais tais como intranets, internets e portais corporativos.
Não importa o nome: bibliotecário, analista de informações, gestor de informação, gerente de informações, gestor de centro de informações, gerente etc. O que importa é o seu perfil, sua formação e sua vocação para atuar diante de tantos novos desafios que os dias de hoje nos impõem.
A informação, como insumo e produto de desenvolvimento organizacional, deve ser trabalhada e convertida em capital ativo da organização. O gestor de informação deve se antecipar à demanda da empresa e propor serviços e produtos que estejam alinhados à estratégia organizacional.
Como atividade meio, faz parte de sua rotina a descrição, indexação, armazenamento, representação, recuperação e disseminação da informação em todos os tipos de mídias, físicas e digitais.

Onde buscar um profissional da Ciência da Informação?

O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação é de nível superior e contempla disciplinas da área de humanas, área técnica e tecnológica. No decorrer do curso existe a grande oportunidade de estabelecer vínculos de estágio com as empresas, permitindo que tanto o aluno quanto a instituição que o contrata, possam descobrir novas possibilidades de se organizar e tratar a informação.
Uma vez no mercado de trabalho, as faculdades e os conselhos regionais de Biblioteconomia, além dos meios de comunicação tradicionais, são a melhor forma de identificar e localizar um profissional com o perfil desejado.

Não é legal sabermos que podemos atuar em áreas que ninguém imagina que o bibliotecário pode trabalhar? Espero que esta notícia beneficie àqueles que tem dúvidas qaunto  o curso e anime ainda mais áqueles que desejam permanecer na jornada. Bjs!

Um comentário:

  1. Pode estar certa que isso ajudou a motivar vários de nossos colegas, inclusive à mim.
    É bom pra variar saber que você poderá ter um vasto leque de opções depois que se formar e não ficar só com aquela imagem arcaica do bibliotecário que fica numa biblioteca pequena atrás de um balcão.
    E é bom também para aqueles que nos subestimam e acham que estamos perdendo tempo neste curso.
    Muito bem, Pati!

    ResponderExcluir